quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Bolo tanque


Faltavam alguns dias para a festa e estávamos a ver ideias no pinterest, a festa deste ano teria o tema escolhido pelo aniversariante, todos os anos e festas lhes dou esse privilégio, como tal o meu Diogo tinha escolhido os Invizimalz e até aqui tudo bem, eu até confesso que estava aliviada, bem... "não há muita coisa dos Invizimalz, escolho o esquema de cores e faço algo simples, com balões, alguns Invizimalz fica a festa feita em três tempos...."

Estava o papá pirata sentado no outro sofá a pensar na vida dele e diz em voz alta: "o que era giro era uma festa de tropinhas!"

Olhei rapidamente para ele com aquele olhar que manda farpas... mas foi tarde demais, dois piratinhas entusiasmadíssimos começaram a delirar com a ideia, ultimamente todas as suas brincadeiras são construções de cenários de batalhas gigantescas que ocupam o quarto inteiro, batalhas de tropinhas e dragões, contra piratas, dinossauros e até gormittis e animais....

Era tarde demais, diz logo o Diogo: "mãe procura aí bolos da tropa!" e pronto... parecia já estar tudo estragado quando o papá pirata volta a falar em voz alta ignorando todos os meus olhares cheios de farpas: "podias era fazer um tanque! era fácil!"

E este foi o inicio de uma noite muito mal dormida para alguém que a poucos dias de uma grande festa teve de repensar tudo de novo.... enquanto os outros 3 dormiam descansados eu pensava e repensava o que iria preparar e como conseguiria fazer o fácil bolo....

Escolhi um bolo simples cuja receita não me deixa ficar mal, o bolo de iogurte, e decidi experimentar fazer um bolo com surpresa, por dentro seria camuflado.

Bolo de Iogurte
  • 1 copo de iogurte
  • 2 copos açúcar
  • 4 ovos
  • 3 copos farinha
  • 1 c. chá cheia de fermento
  • 1 copo de óleo (podem substituir por curgete ralada ou 1 c sopa de azeite e o resto leite)
A receita é simples e não tem nada que saber, para fazer o camuflado fiz a receita duas vezes, a 1ª vez dividi o preparado em duas tigelas, numa deixei ficar assim o creme amarelinho e na outra juntei cacau em pó para ficar castanho.
 
Repeti a receita e juntei corante verde e assim fiquei com 3 tigelas de cores diferentes.


Depois com muita paciência e os meus ajudantes, cada um com uma colher e a contarem cada movimento, fomos colocando colheradas diferentes até formarmos este padrão camuflado


E assim nas três formas foi ao forno, fizemos figas e....


Quando ficaram prontos comecei a cortar a forma perfeita para fingir que era um tanque e quando começo a cortar ...

 
não imaginam o berreiro que foi lá em casa, parecíamos uns malucos, a prova estava superada... ou não... de facto faltava juntar tudo... mas o bolo estava "camuflado"...
 

E assim os ajudantes saíram da cozinha e deixaram uma mamã atarefada estender a sua pasta verde, estendi, estendi, embrulhei cada pedacinho, comecei a colocar as rodas e as lagartas e chamei os piratinhas.
Foram eles que me ajudaram a colocar o resto e a escolher o tropinha perfeito para o nosso bolo que afinal era fácil.


Teve um destaque muito especial na nossa festa e fez as delicias dos miúdos e principalmente dos graúdos, a mim teve um gosto ainda mais especial, aquele gosto que vem do prazer e orgulho de sentir que superei as minhas próprias espectativas, que saí da minha "zona de conforto" se é que ainda tenho uma....de sentir que me superei, e que não há limites para uma mamã que ama assim.

Filhote obrigada por acreditares em mim.... e me fazeres sentir assim...
Papá pirata, da próxima vez que disseres estas coisas levas mesmo com alguma coisa na cabeça que só as farpas dos olhos não chegam... Obrigada por saberes que eu ia conseguir e puxares por mim
David obrigada pela ajuda meu mini master chef, hoje e sempre na cozinha com a mamã...


4 comentários:

rosa_chiclet disse...

Bem ficou tão giro :)

um tema muito giro para menino..

kisses***

Kláudinha disse...

obrigada :) sim eles ficaram doidoooooos bjinhos

PINTA ROXA disse...

Ficou lindo. Valeu de certeza o esforço, deve ter tido muitos elogios.

Kláudinha disse...

brutal!!! foi a expressão deles :) e eu derreti-me toda claro

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails